quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ao Mestre Baden

-

Baden Powell foi um dos maiores violonistas que tivemos. Compositor, e instrumentista completo, foi parceiro de Vinicius de Moraes em clássicos como Apelo, Samba da Bênção, O Astronauta, Canto de Ossanha e todos os Afro-Sambas, gravados em disco antológico de 1966, que reuniu Baden, Vinicius, o maestro Guerra-Peixe e o Quarteto em Cy, até hoje é um dos sons mais impressionates a se ouvir nos sulcos do vinil brasileiro.

Com Billy Blanco, compôs Samba Triste, O Samba de Nós Dois e outras. Seu violão era inconfundível, vigoroso, dizem que seu samba unificou a bossa velha e a nova na mesma linguagem.

Durante uma de suas temporadas na Europa Baden Powell encontrou Dulce Nunes, cantora que gravou poucos discos [um deles o raro Dulce pelo selo Forma em 66] e foi estrela do espetáculo-disco de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes: Pobre Menina Rica, também cantou em alguns discos de Egberto Gismonti.

A dupla Baden & Dulce registrou um Especial de TV, possivelmente na Alemanha em 1971. Algumas canções, com imagens ripadas de VHS, circulam na internet. Aqui, o video de Tristeza e Solidão [Baden Powell, Vinicius de Moraes], justamente um dos mais belos Afro-Sambas.