sábado, 28 de junho de 2008

Zhao Jing & Yasuji Ohagi "Ária da Bachiana Brasileira n.5"

-

Clássico universal, a "Ária da Bachiana Brasileira n. 5" é um dos raros exemplos de música erudita que transcendeu o espaço das partituras para se tornar melodia reconhecida por todo o globo. Compositores brasileiros terão sempre sua parcela na produção destes clássicos eternos, o grande maestro Heitor Villa-Lobos tem como sua obra mais conhecia esta "Ária" considerada por muitos, como uma das criações musicais mais belas que a humanidade já concebeu.

Escrita para conjunto de câmara e voz, temos aqui uma redução para cello e violão, executada de forma brilhante pelo duo japonês Zhao Jing & Yasuji Ohagi. Com grande sensibilidade e perfeita técnica o duo conseguiu registrar algo surpreendente, notem a bossa que Yasuji Ohagi coloca no violão. Há um eco de sertão, do dedilhado leve do choro... Extamente no espírito original da obra compositor Villa, talvez muito mais brasileiro do que radicalmente erudito. Já ouvi esta mesma peça tocada de forma mais "clássica" por violonistas brasileiros respeitados, sem chegar nem perto do espírito de brasilidade que o duo japonês imprimiu. Fica aqui a lição de violão brasileiro pelo grande Yasuji Ohagi... O maestro Villa-Lobos aplaudiu de pé!

Luiz Bonfá & Deodato 1966 "Non Stop to Brazil"

-

Lindo tema de abertura do filme The Gentle Rain, produção norte-americana filmada no Brasil de 1966, assinada pelo diretor Burt Balaban. Não sei qual o título que o filme recebeu por aqui, mas ele chegou a ser exibido na TV. A musica é "Non Stop to Brazil" de Luiz Bonfá em arranjos do mestre Eumir Deodato, dupla que assina a trilha-sonora.

Norma Benguell & Odete Lara em "Noite Vazia" de Walter Hugo Khouri

-

Cenas do clássico de Walter Hugo Khouri Noite Vazia, lançado em 1964. Norma Benguell, Odete Lara, Gabriele Tinti e Mário Benvenuti são os protagonistas deste que é um dos mais intrigantes e polêmicos filmes do cinema nacional. Denso e surpreendente, Noite Vazia é uma obra-prima obrigatória, que enfoca a relação entre solidão urbana e erotismo, em imagens belíssimas. A trilha sonora recheada de ambiências é assinada pelo maestro Rogério Duprat e executada pelo Zimbo Trio. Imagem, som e atuações em perfeita e tensa harmonia, cinema com "C" maiúsculo!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Elizeth Cardoso 1974 "Naquela Mesa"

-

Hoje fui às lágrimas ouvindo Elizeth Cardoso cantando neste video "Naquela Mesa", música de Sérgio Bittencourt dedicada ao seu pai, o Jacob do Bandolim. O video foi postado a pouco tempo e é um belo documento, nosso muito obrigado ao user caulinho que postou. "...Se eu soubesse o quanto dói a vida, esta dor tão doída, não doía assim.." São versos como estes que fazem nossa música ser tão bela...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Jackson do Pandeiro em imagens

-

Jackson do Pandeiro e Almira Castilho formaram uma dupla que fez muito sucesso tanto no cinema como em discos e espetáculos, inclusive Jackson a exemplo de Adoniran Barbosa, também foi ator. No fragmento abaixo eles cantam o grande sucesso de Luiz Gonzaga "Baião" em uma cena do filme Cala a Boca Etelvina, rodado no Rio de Janeiro em 1959 e dirigido por Eurípides Ramos e Hélio Barroso. Acima Jackson do Pandeiro em uma cena impagável no programa MPB Especial da TV Cultura, este ainda inédito em DVD.

-

Adoniran Barbosa no MPB Especial

-

Trechos do programa MPB Especial com Adoniran Barbosa, levado ao ar pela TV Cultura nos anos 70 e já disponível em DVD. Uma beleza.

Gilda de Abreu & Vicente Celestino 1951 "Canção de Amor"

-

O cantor Vicente Celestino e sua esposa Gilda de Abreu em cena do filme Coração Materno, produção de 1951 que trazia também Elizeth Cardoso como atriz. Gilda de Abreu estreou como atriz no filme Bonequinha de Seda em 1936, e seu primeiro filme como diretora foi O Ébrio, de 1946, um grande sucesso, já ao lado do seu marido. Gilda de Abreu é portanto uma grande pioneira do cinema brasileiro, e nesta cena ela mostra também uma bela voz. Não consegui encontrar a referência da canção, mas suponho que seja de autoria do próprio Vicente Celestino.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

"Chorinhos & Chorões"

-

O documentário "Chorinhos & Chorões" sobre um dos mais bonitos gêneros de música brasileira, o choro, foi produzido em 1974 e dirigido por Antônio Carlos da Fontoura. Traça a história musical do estilo, enfocando a música de Luperce Miranda, Jacob do Bandolim, Conjunto Época de Ouro, Pixinguinha, Raul de Barros e outros. Com texto de Lúcio Rangel e narrado por Hugo Carvana, o filme é um documento áudio-visual, que além de som e imagens raras é também um bonito filme-documentário de um grande diretor do cinema brasileiro. Postado pelo site capsula da cultura, nosso agradecimento.

Grande Otelo recita Geraldo de Almeida

-

Grande Otelo recita o poema "Juízo Final" de Geraldo de Almeida. Belíssimo.

Ankito vs Renata Fronzi

-

Renata Fronzi e Ankito, dupla genial fazendo rir no filme "Pé na Tábua" dirigido por Victor Lima em 1957, para a Herbert Richers. Cena postada pelo user canalmemória.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Ciro Monteiro e Seus Amigos

-

A bossa de Ciro Monteiro, que também foi um dos nossos maiores cantores de sambas. Aqui, ele canta "Falsa Baiana" de Geraldo Pereira, rodeado pelos amigos Lúcio Alves, Carminha Mascarenhas, Elke Maravilha, Sérgio Cabral e Albino Pinheiro. Em cena gravada pela TV Educativa no década de 70.

Alaíde Costa em "Janelas Abertas" e "Bom Dia"

-

Belo momento de Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil, interpretanado "Janelas Abertas" de Antônio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes e "Bom Dia" de Herivelto Martins & Aldo Cabral. Emocionante.

-

Bando da Lua canta Ary Barroso

-

O Bando da Lua, conjunto liderado por Aloysio de Oliveira, cantando "Brazil" de Ary Barroso em imagens gravadas nos Estados Unidos. A cantora que os acompanha seria Ethel Smith?

Cartola 1974 MPB Especial II

-

Cartola cantando "Acontece" [Cartola] e "Disfarça e Chora" [Cartola, Dalmo Castello], em imagens gravadas no programa MPB Especial da TV Cultura.

-

Cartola 1974 MPB Especial I

-

O grande Cartola canta "Corra e Olha o Céu" [Cartola, Dalmo Castello] e "Alvorada" [Cartola, Carlos Cachaça, Hermínio Bello de Carvalho], gravadas no programa MPB Especial da TV Cultura em 1974. Este programa já foi relançado em DVD, imperdível.

-

Mário Reis 1936 "Cadê Mimi?"

-

Mário Reis canta um trecho da marcha "Cadê Mimi?" de João de Barro e Alberto Ribeiro em uma cena que parece já restaurada do filme Alô Alô Carnaval, dirigido por Adhemar Gonzaga para a Cinédia em 1936.

Carmen Miranda 1936 "Querido Adão"

-

"Adão, Meu Querido Adão", marcha de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago, cantada por Carmen Miranda, parte do lendário filme Alô Alô Carnaval de Adhemar de Barros, um grande sucesso da Cinédia filmado em 1936.

As Irmãs Batista em 1959

-

As Irmãs Batista, em dois números musicais do filme Mulheres À Vista de J. B. Tanko, produzido em 1959. Acima Linda Batista cantando "Não Gostei do Seu Papel" de Aldacir Louro, Geraldo Serafim e Linda Rodrigues. Abaixo Dircinha Batista cantando "Minha Terra Tem Palmeiras" de Walter Levita e Oldemar Magalhães.

-

Nora Ney 1952 "Ninguém Me Ama"

-

Nora Ney, voz lendária da canção brasileira cantando "Ninguém Me Ama", composição de Antônio Maria, grande sucesso em sua voz. Em uma cena do filme Carnaval Atlântida, de José Carlos Burle e Carlos Manga, rodado em 1952. O ator José Lewgoy também participa.

Waldir Calmon em 1958, com a participação de Neusa Maria

-

Participação de Waldir Calmon no filme Hoje, o Galo Sou Eu de 1958, onde o pianista e seu conjunto tocam trechos das músicas "Concerto n°1" [Tchaikovsky], "Polonaise" [Chopin], "Samba no Arpége" [Waldir Calmon e Luís Bandeira] e, acompanhando a cantora Neusa Maria em "Nova Ilusão" [José Menezes e Luís Bittencourt]. O filme Hoje, o Galo Sou Eu foi dirigido por Aloísio T. de Carvalho e seu elenco contava com Ronaldo Lupo, Liana Duval, Renata Fronzi, Pituca, Henriqueta Brieba, Procopinho e Luiz Gonzaga, entre outros. Para mais informações, waldircalmon.com. Postagem e texto da user marciacalmon.

Radamés Gnattali toca Ernesto Nazareth

-

Radamés Gnattali tocando "Carioca", de Ernesto Nazareth [1ª parte], na década de 80, acompanhando o filme mudo Brasa Dormida, de Humberto Mauro, como se fazia nas sessões de cinema no início do século. Retirado do documentário "Nosso Amigo Radamés" produzido em 1991 por Aluisio Didier e Moisés Kendler. - postagem e texto do user lisztzstil, muito obrigado!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Villa-Lobos toca Villa-Lobos

-

Heitor Villa-Lobos em gravações da década de 30, no violão solo. No primeiro segmento temos uma rara e breve imagem em movimento do maestro, tocando um trechinho do "Choro Típico n.1" , no segundo foi postado apenas o áudio original do "Prelúdio n.1", desta vez na íntegra. Muito obrigado aos users que postaram.

-

Irmãs Pagãs 1936 "Não Beba Tanto Assim"

-

Mais um trecho musical do filme Alô, Alô Carnaval de Adhemar Gonzaga, produzido pela Cinédia em 1936, com as Irmãs Pagãs cantando "Não Beba Tanto Assim" marcha de Geraldo Decourt.

Elvira e Rosina Cozzolino formavam a dupla musical, As Irmãs Pagãs. Cantando e dançando marchinhas de carnaval em boites e cassinos, elas ficaram famosas, gravaram discos e participaram de filmes da época. Elvira Pagã se tornou mito sexual, foi vedete de teatro de revista e causou escândalo na sociedade ao posar nua para a revista Copacabana. Sem vergonha ou pudor despia-se em cena, e levava uma vida muito agitada. Já Rosina Pagã continuou a carreira como cantora e atriz, até o final dos anos 50. - texto adaptado do user canalmemória.

Carmen Miranda & Aurora Miranda 1936 "Cantoras do Rádio"

-

Carmen Miranda e sua irmã Aurora Miranda aparecem juntas cantando "Cantoras do Rádio" de Lamartine Babo, Alberto Ribeiro e João de Barro, enorme sucesso gravado em 1936, em cena do filme musical Alô, Alô, Carnaval, lançado no mesmo ano e dirigido por Adhemar Gonzaga, para a Cinédia. Considerado raro, e mesmo com trechos perdidos para sempre, Alô Alô Carnaval é um verdadeiro documento, registrou imagens de Francisco Alves, Mário Reis, Carmen e Aurora Miranda, Dircinha Batista entre outros. Chegou a ser restaurado para uma edição em DVD em 2001, porém até hoje não houve o relançamento.

As imagens postadas foram selecionadas pelo user canalmemória, com trechos exibidos na TV e preservados em VHS. Observação do user: "vídeo com disparo de tempo e asincronia por defeitos na cópia original. A cópia restaurada pela Cinédia, não está disponível para o grande público".

“Segundo o pesquisador Suetônio Soares Valença, a música "Cantores do Rádio" foi composta por Lamartine, Braguinha e Alberto Ribeiro dentro de um ônibus, depois de uma noitada em que os três haviam perdido todo o dinheiro apostado no Cassino da Urca. Entusiasmado com a canção concebida no banco de trás do lotação, o trocador teria dispensado-os dos vinténs da passagem.” - trecho de uma matéria escrita em 2001 por Julio Moura, sobre Alô Alô Carnaval, com esta e outras boas histórias sobre o filme e que pode ser conferida aqui. Muito obrigado.

Pattápio Silva 1905 "O Sonho"

-

Pattápio Silva [1880-1907], flautista brasileiro. Arte e Edição: Pedro Bersi, SC, Brasil. windsfilmesbrasil

Pattápio Silva nasceu na vila de Itaocara, no Rio de Janeiro em 22 de Outubro de 1880. Sua família era simples, o pai barbeiro. O menino que aos 12 anos já trabalhava ao lado do pai, ganhava respeito e admiração dos colegas da pequena vila, tirando som de canudos de madeira ou bambus, com apenas 5 furos. Tocava no intervalo do trabalho e logo a barbearia se via lotada: "Aquêle pobre instrumento serviu para grande reclame, não só dos negociantes do tal artigo, que passou a ser vendido em grande escala a todos os meninos, como também, para demonstrar a grande vocação de Pattápio." - escreveu seu irmão Cícero Menezes em curta biografia publicada em 1953.

* texto completo aqui, no BossaBrasileira para a coletânea especial Melodias Imortais [BRLP 003] de Pattápio Silva.

"Aquarela do Brasil" 1942

-

Desenho animado de Walt Disney produzido em 1942, como parte da política da boa vizinhança, onde o Pato Donald encontra o Zé Carioca [na voz de José de Oliveira], com músicas de Ary Barroso, cantadas por Aloysio de Oliveira, incluindo "Aquarela do Brazil" e "Tico-Tico no Fubá" de Zequinha de Abreu. Uma beleza para os olhos, clássico.

Luiz Bonfá 1966 ...batucada on guitar

-

Incrível apresentação de Luiz Bonfá na TV norte-americana, no Mike Douglas Show em 1966. Em dois segmentos postados pelo user HansVonz, Luiz Bonfá toca "Menina Flor", "Batucada" & "A Day In The Life Of A Fool", ou "Manhã de Carnaval". Na introdução de "Batucada", ele com seu violão, promove um passeio impressionante pelos sons da percussão de uma escola de samba.

-

Dora Lopes 1975 "Samba da Madrugada"

-

A grande sambista Dora Lopes cantando seu maior sucesso "Samba da Madrugada", criado em parceria com Carminha Mascarenhas e Herotides Nascimento, em uma cena histórica do programa MPB Especial da TV Cultura gravada em 1975.

Nara Leão no programa MPB Especial

-

Trechos do MPB Especial da TV Cultura com Nara Leão, programa já lançado em DVD. Nos presentes fragmentos ela canta: "Soneto" de Chico Buarque de Hollanda, "Diz Que Fui Por Aí" de Haroldo Rocha e Ketti, "O Sol Nascerá" de Cartola e "Luz Negra" de Nelson Cavaquinho e Hiraí Barros. Uma beleza!

-

domingo, 8 de junho de 2008

Silvia Maria 1972 "Canção da Partida"

-

Uma bela interpretação da cantora Silvia Maria, para a "Canção da Partida" de Dorival Caymmi, em imagens captadas pela TV Cultura no ano de 1972.

Dóris Monteiro 1977 "Mudando de Conversa"

-

Música de Hermínio Bello de Carvalho com a grande Dóris Monteiro, uma de nossas maiores cantoras, em imagens da TV Cultura gravadas em 1977. Mais um video postado pelo user videoraridade, muito obrigado!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Alaíde Costa 1970 "Insensatez"

-

Alaíde Costa canta "Insensatez" de Antônio Carlos Jobim & Vinicius de Morais em imagens datadas de 1970 e gravadas para a TV Cultura. Alaíde, uma de nossas mais expressivas cantoras, arrasa em "Insensatez" - uma das mais belas e tocantes canções da famosa dupla de compositores. Apenas um trecho, mas de imenso valor artístico e histórico.

Claudette Soares 1967 "Vivo Sonhando"

-

Claudette Soares linda, em uma cena gravada para a TV provavelmente em 1966, cantando igualmente linda a canção "Vivo Sonhando" com letra e música de Antônio Carlos Jobim. Imagens postadas pelo user videoraridade, nosso muito obrigado!

João Gilberto & Os Cariocas 1962 "Só Danço Samba"

-

João Gilberto e Os Cariocas em cena do filme Copacabana Palace [produção Brasil, França e Itália] de 1962 dirigido por Steno. A música é "Só Danço Samba" de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. No filme também participam Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá como atores.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Nelson Gonçalves 1958 "És Tudo Para Mim"

-

Nelson Gonçalves canta "És Tudo Para Mim" parceria do próprio Nelson com Pedro Moacir, em cena do filme O Camelô da Rua Larga de 1958 dirigido pela dupla Eurípides Ramos e Hélio Barroso.

Nelson Gonçalves 1960 "A Deusa do Asfalto"

-

O grande Nelson Gonçalves canta "A Deusa do Asfalto", bonito samba-canção de Adelino Moreira em cena do filme Cala a Boca Etelvina! produção de 1960 dirigida por Eurípides Ramos e Hélio Barroso, estrelado por Dercy Gonçalves.

Stellinha Egg "Ó Como a Saudade Dorme Num Luar de Calma"

-

"Ó Como a Saudade Dorme Num Luar de Calma" de Catullo da Paixão Cearense e Santos Coelho cantada magistralmente por Stellinha Egg em um video amador produzido no cemitério do Araçá em São Paulo. Imagens e música em sintonia tocante, parabéns a quem postou e produziu este video, uma bela homenagem.

Oscarito e Eliana Macedo

-

Diálogo surreal entre Eliana Macedo e Oscarito em cena antológica no filme Aviso Aos Navegantes de Watson Macedo, produzido em 1950.

Eliana Macedo & Adelaide Chiozzo 1950 "Beijinho Doce"

-

"Beijinho Doce" de Nhô Pai ficou imortalizada por Eliana Macedo e Adelaide Chiozzo no número musical que faz parte do filme Aviso Aos Navegantes produzido em 1950 por Watson Macedo. Ainda participam da cena, os cantores Ruy Rey e Ivon Curi, além da rumbeira Cuquita Carballo. Obrigado ao user CanalMemória por postar estas e outras imagens raras.

Brasilianas: "Casinha Pequenina"

-

Filme em curta-metragem de Humberto Mauro que faz parte das Brasilianas, uma série de pequenos filmes temáticos produzidos pelo diretor pioneiro do cinema brasileiro, entre as décadas de 40 e 50. Este curta, conta com a participação em cena de sua filha Martha Mauro e de seu primo Sérgio Duarte Tavares. Poesia em imagens, a música “Casinha Pequenina” de autor desconhecido, é apresentada de forma extremamente delicada e emocionante.

Quatro Homens Em Uma Jangada

-

Trechos de It's All True [É Tudo Verdade], fragmentos de um filme polêmico de Orson Welles que nunca chegou a ser terminado, mas que foi restaurado, remontado e lançado recentemente em DVD como um documentário. It's All True foi filmado no Brasil no final da década de 40 e foi originalmente produzido em 3 partes, cada uma retratando um aspecto diferente da nossa cultura. O mais belo segmento chama-se Four Men in a Haft [Quatro Homens Em Uma Jangada] que retrata uma excursão de jangadeiros partindo do nordeste em direção ao Rio de Janeiro, como forma de protesto pela regulamentação da profissão de pescador, dirigido ao então presidente da república sr. Getúlio Vargas. Este é justamente o fragmento que foi postado, belíssimo poema em imagens.

Toda a história do filme pode ser vista aqui no culturecourt.com ou aqui no New York Times Movies, infelizmente o DVD ainda não foi editado no Brasil.

-

Nestor Amaral no filme "Rose Hobart" de 1936

-

Apresento aqui um trecho do filme Rose Hobart de Joseph Cornell produzido em 1936. Trata-se de um curta metragem experimental de 19 minutos filmado em Bornéu, usando imagens de um documentário sobre um eclipse filmado pelo diretor. Rose Hobart era o nome de uma atriz de Bornéu, a qual o diretor americano quis homenagear. Tido como o principal filme surrealista americano daquele período, Rose Hobart era projetado usando um vidro azul para que a imagem fosse exibida nesta cor. No ano de seu lançamento, 1936, o diretor foi acusado de plágio por Salvador Dalí e o filme nunca mais foi exibido.

Na década de 60, o diretor substituiu a trilha sonora original, por músicas do brasileiro Nestor Amaral, extraídas de um disco clássico chamado Holiday in Brazil gravado em 1957 e lançado nos Estados Unidos pela High Fidelity Records. As músicas são "Currupaco", "Porto Alegre", "Bamba no Samba", "Ba Tu Ca Da" e outras, todas de Nestor Amaral. O filme por si mesmo já vale ser visto, mas com a trilha brasileira, ele se torna estranhamente incrível!

Rose Hobart também foi postado na íntegra, mas o user não disponibilizou o embed, então colocamos apenas os links para as duas partes do filme na íntegra, com melhor qualidade de áudio e imagens.

Rose Hobart 1936 com músicas de Nestor Amaral parte 1

Rose Hobart 1936 com músicas de Nestor Amaral parte 2

Dorival Caymmi 1950 "Nunca Mais"

-

Dorival Caymmi canta "Nunca Mais" de sua autoria, em fragmento extraído do filme Estrela de Manhã produzido em 1950, com argumento de Jorge Amado, roteiro de Rui Santos e direção de Jonald Santos. As músicas eram do maestro Radamés Gnattali e de Dorival Caymmi. Uma beleza! Muito obrigado a quem postou este belo registro.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Noel Rosa & O Bando de Tangarás


-

Registro único de imagem em movimento de Noel Rosa, ao lado do Bando de Tangarás, grupo musical que contava entre outros com a participação dos compositores João de Barro e Almirante. A canção "Vamos Fallá do Norte" de Almirante foi gravada em 1930 para o filme Coisas Nossas produzido por Wallace Downey. Dizem que no filme eles cantam 4 músicas, no entanto apenas este trecho sobreviveu ao tempo, uma grande pena.

Orfeu Negro

-

Trecho de uma bela cena do premiado filme "Orfeu Negro" de Albert Camus, filmado em 1959 no Rio de Janeiro.

Prelúdios de Villa-Lobos com Julian Bream

-

O guitarrista Julian Bream tocando magistralmente o "Prelúdio n.3" [fragmento] e o "Prelúdio n.4" de Heitor Villa-Lobos, em gravação do início da década de 60.

Waldir Calmon 1957 "Samba no Arpége"

-

Apresentação de Waldir Calmon no programa "Os Melhores da Semana" da TV Tupi, nos anos 50. O filme original é mudo e por isso foi sonorizado com a gravação de 1957, da música "Samba no Arpége" de Waldir Calmon e Luís Bandeira. Nesta gravação Waldir toca piano acústico e solovox - que, no vídeo, podemos ver acoplado ao teclado do piano.

Texto e postagem da user marciacalmon filha de Waldir Calmon e também cantora, nosso agradecimento!

"Isso Deu Samba?"

-

"Isso Deu Samba?" foi um quadro dentro de um programa do apresentador Flávio Cavalcanti, onde se reuniam compositores e intérpretes para uma disputa de sambas, que teriam que ser compostos em uma hora, sobre um tema qualquer escolhido. Na cena estão nomes como Maysa, Emílio Santiago, Fernando Lobo, Erlon Chaves, Cláudia Regina e outros. Os compositores na rinha são ninguém menos que Lupicínio Rodrigues e Adelino Moreira, nos bons tempos da televisão brasileira...

-

Nara Leão e Abel Ferreira em "Luz Negra"

-

Abel Ferreira no clarinete e Nara Leão, em cena produzida para o programa Fantástico nos anos 70, cantando o samba "Luz Negra" de Nelson Cavaquinho e A. Cardoso.

Baden Powell toca Chopin

-

Baden Powell toca "Etude n. 3 em E Maior" de Chopin e o samba "Tristeza" de Haroldo Lobo ao violão, em gravação para o especial Canto on Guitar registrado pela TV alemã nos anos 70.

-

Julie Joy 1966 "Preciso Aprender a Ser Só"

-

Julie Joy cantando a música "Preciso Aprender a Ser Só" de Marcos Valle e seu irmão Paulo Sérgio Valle. Raridade em imagens gravadas para a TV, provavelmente em 1966.

Hebe Camargo & Ivon Curi 1950 "Noite de Luar"

-

Registro histórico do primeiro musical de televisão produzido no Brasil em 1950, transmitido ao vivo e preservado em videotape, com direção de Cassiano Gabus Mendes para a TV Tupi de São Paulo. Em cena, dois cantores muito populares na época, Ivon Curi e Hebe Camargo cantando a toada "Noite de Luar" de autoria de José Maria de Abreu, Alberto Ribeiro e Ivon Curi. Um belo momento.

Sylvia Telles 1966 "A Felicidade"


-

Silvinha Telles canta "A Felicidade" de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes em imagens gravadas pela TVE do Rio de Janeiro em 1966, pouco antes de uma viagem à Europa feita pela cantora ao lado de Edu Lobo, Rosinha de Valença, J. T. Meirelles, Rubens Bassini e outros músicos, há o registro desta apresentação aqui. São dois momentos em imagens gravadas na mesma ocasião com Silvia cantando "A Felicidade" em ambos, mas com trechos diferentes na entrevista.

-