domingo, 17 de agosto de 2008

Dorival Caymmi Eterno!

-

“...por que de Amor para entender, é preciso Amar...”

Dorival Caymmi & Gal Costa no programa Fantástico da TV Globo em 1981, cantando “Só Louco”. Um viva ao poeta-cantor que cantou o amor... e amou como só os “loucos” amam...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Thiago Mello "Luz" [360GR / Bossa-Filmes]

-

“Luz” música, instrumentos e samplers: Thiago Mello. Masterização: DJ Caique. Edição de imagens: Thiago Mello /2008 - Bossa-Filmes & 360°GrausRecords. Postado por bossabrasileira.

“...Que é só o Amor que é forte para orientar-te e dar esperança para tantos que te seguem os passos / ...Já meditaste na doce e misteriosa “Mão de Deus” que te sustenta o sono? / ...Criar uma epopéia de Amor em torno de teu nome / As boas obras são frases de Luz que endereças à Humanidade inteira...” - trechos de mensagens de Emmanuel, na voz de Francisco Cândido Xavier, gravadas em 1967.

“O teu véu divino e silencioso é um pedaço do céu que se abrirá para nós dois / Neste universo pequeno e fácil de decorar, como um verso.” - trecho do poema “Encantado” de Guilherme de Almeida, na voz do próprio em gravação de 1955.

Imagens editadas dos filmes: “The Tibetan Book of Dead” [direção de Y. Hayashi], “Microcosmos” [direção de C. Nuridsany & M. Pérennou] e “Onze Tuin” [Prelinger Archives].

Thiago Mello / 360°GrausRecords & DJ Caique

trecho do documentário "Maysa" [2009 Bossa-Filmes]

-

Trecho do documentário independente “Maysa”, de Thiago Mello, em fase de produção, com previsão de lançamento em 2009. Bossa-Filmes / “Quando Vem a Saudade” letra e música de Maysa / RGE - 1956 / Fotografias e imagens: arquivo familiar.


"...ando ouvindo calado este som do passado..." Guinga

-

Uma das músicas mais lindas que já escutei na vida, dedicada aqui a quem me fez chorar por descobrir o que eu descobri... ouvindo esta música.

Música: “Que Nem Manequim” de Maurício Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro, por Guinga. Edição e Imagens: Marcio Tapajós, obrigado por postar.

Sem palavras.

"O Medo" Dr. Caligari [360°GR / Bossa-Filmes]

-

Bossa-Filmes apresenta “O Medo”, vídeo produzido em 2007, música de Dr. Caligari, produção de DJ Caique para a 360°GrausRecords. Presente no disco “É o Terror” [360GR0005], com lançamento previsto para Agosto de 2008. O vídeo foi produzido por DJ Caique e Thiago Mello, com edição de imagens por Thiago Mello para Bossa-Filmes. A música também conta com a participação mais que especial da grande Maysa, no sampler da música “Tema de Simone”, gravação de 1973, em imagens editadas a partir de um especial da TV Bandeirantes, gravado em 1976.

PH2 & DJ Caique "O Andarilho" [360°GR / Bossa-Filmes]

-

Bossa-Filmes é uma produtora independente que surgiu através da parceria com a 360°GrausRecords, para a produção de vídeos dos artistas da gravadora de São Paulo, capitaneada pelo produtor DJ Caique. Apresentamos aqui “O Andarilho”, vídeo produzido em 2006 com com música de PH2 & DJ Caique [360°GrausRecords] e edição de imagens dos filmes “Baraka” de Ron Fricke e “Naqoyqatsi” de Godfrey Reggio, por Thiago Mello [Bossa-Filmes]. Postado por bossabrasileira, o nosso canal no youtube.

Maysa 1975 "Ne Me Quittes Pas"

-

Com o lançamento da biografia “Só, Numa Multidão de Amores” de Lira Neto [Editora Globo, 2007], Maysa voltou a freqüentar as páginas de jornais e revistas. Assim, sua obra essencial vive uma redescoberta, é a oportunidade para que novas gerações tenham acesso e venham a se apaixonar por sua música. Em 2009, será exibida pela TV Globo uma minissérie baseada em sua história. A pedido do biógrafo, fizemos a edição e a remasterização de som e imagem de trechos do programa Estudos, produzido por Dorival Dellias e Antônio Abujamra em 1975, para a TVE. No segmento ela canta “Ne Me Quittes Pas”, criação de Jacques Brel imortalizada justamente pela interpretação singular e emocionada de Maysa.

Este vídeo foi postado em Abril de 2007 pelo nosso canal no youtube: bossabrasileira. Desde então é nosso vídeo mais visto e comentado, com mais de 70.000 visualizações. Nosso muito obrigado a todos!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Miltinho 1960 "O Poema do Adeus"

-

O cantor Miltinho cantando “O Poema do Adeus”, grande sucesso de Luiz Antônio, em cena do filme “O Vendedor de Lingüiças”, de G. M. Laurelli e estrelado pelo comediante Mazzaropi em 1960.

Lana Bittencourt 1960 "Além"

-

A grande Lana Bittencourt cantando “Além” de Édison Borges e Sidney de Morais, no filme “As Aventuras de Pedro Malasartes”, produção de grande sucesso estrelada e dirigida por Mazzaropi em 1960.

Ernesto Nazareth em "Blame it on the Samba"

-

“Blame it on the Samba” [ou “A Culpa é do Samba”] foi uma adaptação musical feita por Ray Gilbert para “Apanhei-te Cavaquinho”, clássico de Ernesto Nazareth, para um quadro no filme “Tempo de Melodia” [“Melody Time”], dirigido por Clyde Geronimi & Wilfred Jackson, no ano de 1948 para a Walt Disney. O filme mistura animação e personagens reais, aqui a organista Ethel Smith aparece fantasiada de baiana [háviamos postado aqui como sendo Aurora Miranda, nos desculpem o equívoco] - a cena em que ela se mistura ao desenho animado é no mínimo lisérgica - enquanto ouvimos o coro das Dinning Sisters cantando a letra criada por Gilbert. Os personagens Zé Carioca, Pato Donald e o agitado Aracuã, completam a ação. Clássico.

sábado, 9 de agosto de 2008

Brasilintime

-

Abrimos espaço aqui também para a bossa brasileira produzida atualmente com grande dedicação pelas mãos dos DJs de hip-hop, com respeito pela boa música brasileira, pesquisa histórica e grande talento. Este video é um tributo feito por brasileiros ao produtor americano Jay Dee, na desconstrução da faixa “Running”, original produzida por Jay Dee para o grupo Pharcyde. As imagens fazem parte do filme Brasilintime da Mochilla Filmes, com cenas gravadas ao vivo no SESC Pompéia em 2006, dirigidas por B+. Os músicos são: DJ Nuts, DJ Primo e o baterista Pupilo do grupo Nação Zumbi. O sampler usado é “A Saudade Vem Correndo” de Luiz Bonfá e Stan Getz, na gravação do antológico álbum “Jazz-Samba Encore” de 1962. Bossa no espaço sideral.

Mazzaropi em "As Aventuras de Pedro Malasartes"

-

Mazzaropi em cena do filme “As Aventuras de Pedro Malasartes” , dirigido por ele mesmo em 1960. A direção musical é de Hector Lagna Fietta.

Conjunto Farroupilha 1960 "Meu Cabelo" & "Maçanico"

-

O Conjunto Farroupilha cantando “Meu Cabelo” e “Maçanico”, músicas de Paixão Cortes e Barbosa Lessa, em cena do filme “As Aventuras de Pedro Malasartes”, produção dirigida e estrelada pelo comediante Mazzaropi em 1960.




Neusa Maria 1958 "Eu Sou o Tostão"

-

A cantora Neusa Maria, uma das favoritas aqui da casa, cantando Eu Sou o Tostão”, samba dos compositores Geraldo Serafim e Pedro Caetano, em cena do filmeÉ de Chuá”, de 1958, com direção de Victor Lima. Neusa Maria foi muito vista nas chanchadas musicais, dona de uma bela voz e um grande carisma, fez muito sucesso tanto no rádio, como nos discos, que sempre atingiam grande vendagem. É um prazer vê-la atuando também em imagens. No finalzinho aparecem ainda os comediantes Ankito e Grande Otelo, entre outros. Postado por nosso canal no youtube: bossabrasileira. Que vivam as chanchadas musicais, que preservaram estes momentos para sempre!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Elizeth Cardoso 1952 "Ingratidão"

-

A divina Elizeth Cardoso canta o samba Ingratidão” de Greco, Albanir e Rutinaldo. Em cena do filme “É Fogo Na Roupa” de Watson Macedo produzido em 1952. “É Fogo na Roupa” é uma das inúmeras comédias musicais que dominaram o nosso cinema nos anos 50, também chamadas de chanchadas. Elizeth Cardoso participou de várias, em algumas até se arriscou como atriz. Aqui, ela está exuberante, em um cenário simples e bonito - reparem no tamanho do salão. Na cena ainda estão a atriz e cantora Heloísa Helena e o figuraça Ivon Curi. Detalhe interessante: quem apresenta Elizeth é Renato Côrte-Real, locutor, apresentador e irmão do produtor Roberto Côrte-Real [o “descobridor” de Maysa]. Renato empregou sua voz na Rádio Nacional e essa voz se tornaria um ícone tanto na história da radiodifusão brasileira, quanto da própria década de 1950. Postado por nosso canal no youtube: bossabrasileira.

Maysa & Rildo Hora 1975 "Último Desejo"

-

Maysa & Rildo Hora interpretam “Último Desejo”, clássico de Noel Rosa para um especial sobre o sambista na TV Globo em 1975. Imagens raras, Maysa foi grande apaixonada pela obra de Noel, porém não gravou nenhuma música do poeta da vila, este é o único registro de Maysa cantando Noel Rosa. Postado pelo nosso canal no youtube: bossabrasileira.

sábado, 2 de agosto de 2008

Brasilianas: "Meus Oito Anos"

-

Curta-metragem produzido em 1955 para a série Brasilianas, de Humberto Mauro. “Meus Oito Anos [Canto Escolar]” traz a poesia de Casimiro de Abreu, cenário musical José Mauro, arranjos do grande maestro Aldo Taranto, fotografia de José Mauro & direção Humberto Mauro.