quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Trio Nagô 1957 "Saudades da Bahia"

-

O grande Trio Nagô, um dos mais importantes conjuntos vocais na história da música popular brasileira, formado pelo cantor e compositor Evaldo Gouveia ao lado de Mário Alves e Epaminondas de Souza. Aqui eles aparecem cantando “Saudades da Bahia” de Dorival Caymmi em breve cena do filme “Chico Fumaça” dirigido por Victor Lima, com arranjos para orquestra de Radamés Gnattali, filme produzido e estrelado por Mazzaropi em 1957. Postado pelo nosso canal bossabrasileira no youtube.

Neusa Maria 1957 "Nova Ilusão"

-

A elegante Neusa Maria, uma das preferidas aqui da casa, cantando “Nova Ilusão” de Luiz Bittencourt e José Menezes, arranjos para orquestra de Radamés Gnattali. A cena é do filme “Chico Fumaça” de Victor Lima, produzido e estrelado por Mazzaropi em 1957. Postado também por nós aqui no canal bossabrasileira do youtube.

Zezé Gonzaga 1957 "Linda Flor"

-

Zezé Gonzaga canta “Linda Flor” de Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto em cena do filme “Chico Fumaça” de Victor Lima, arranjos para orquestra de Radamés Gnattali, estrelado por Mazzaropi em 1957. Postado por nós mesmos: bossabrasileira nosso canal no youtube.

Cascatinha & Inhana "Meu Primeiro Amor"

-

Perfeição com o duo mais singelo na história da nossa música: Cascatinha & Inhana em cena de um especial na TV Cultura, nos anos 70, cantando seu grande sucesso “Meu Primeiro Amor” guarânia paraguaia de Jimenez, Fortuna em versão em português de Pinheirinho, grande sucesso no início da década de 50. Histórico e belissímo... de chorar a beleza dessa música! Viva o nosso Brasil que nos deixou um legado musical tão rico e belo!

Duo Ouro Negro "O Menino de Braçanã", "Mulowa" & "Ce Palmier"

-

O Duo Ouro Negro fez muito muito sucesso no final da década de 50 e início da década de 60. Raul Indipwo e Milo eram angolanos, mas estouraram na Europa, os dois primeiros discos do duo, em 1959, foram gravados em Portugal com a participação do mestre Sivuca e seu Conjunto em todas as faixas. Não sei se chegaram a se apresentar aqui no Brasil, mas o registro é histórico e a música que eles faziam era lindíssima... Vozes em harmonia perfeita num caldeirão sonoro global, apontando para o futuro, onde entravam elementos da música africana, francesa, portuguesa e brasileira. E a dancinha no palco é pra lá de engraçada... Interpretam “O Menino de Braçanã” canção brasileira de Luiz Vieira e Arnaldo Passos, “Mulowa” e “Ce Palmier” em imagens da TV Portuguesa registradas nos anos 60. Obrigado ao user gusyverde que postou esta e outras raridades, vale a pena conferir.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Maria Bethânia canta "Poema dos Olhos da Amada" de Vinicius de Moraes e Paulo Soledade

-

Perfeição com Maria Bethânia cantando de Vinicius de Moraes e Paulo Soledade, Poema dos Olhos da Amada”, em cena do especial Ensaio da TV Cultura, que enfocou a cantora em 1993. “...Ó minha amada de olhos ateus... quem dera um dia quisesse Deus... Eu visse um dia... o olhar mendigo da poesia nos olhos teus...” Sem palavras!

Maria Bethânia 1983 "Brincar de Viver"

-

Perfeição com Maria Bethânia cantando Brincar de Viver”, composição de Guilherme Arantes, no especial infantil da TV Globo Plunct Plact Zum!, produzido em 1983. Quem cresceu nos anos 80 sabe... é impossível não se emocionar... “...Como sou feliz eu quero ver feliz quem andar comigo!”

Gonzaguinha & Maria Bethânia "Explode Coração"

-

Perfeição com Gonzaguinha e Maria Bethânia, cantando Explode Coração” composição belíssima de Gonzaguinha, em cena de um especial da TV Globo no início dos anos 80. “...já que o brilho desse olhar foi traidor, entregou o que você tentou conter, o que você não quis desabafar e me cortou... Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar... e se perder e se achar... e tudo aquilo que é viver... eu quero mais é me abrir e que essa vida entre assim... como se fosse o sol desvirginando a madrugada...” Sem palavras!

Maria Bethânia "Soneto do Amor Total" de Vinicius de Moraes

-

Perfeição com Maria Bethânia declamando o Soneto do Amor Total” de Vinicius de Moraes, em mais trecho do filme Vinicius de Miguel Faria Jr. “...e de te amar assim muito e amiúde é que um dia em teu corpo, de repente, ei de morrer de amar mais do que pude!”

Vinicius de Moraes "Além do Amor"

-

Perfeição com Vinicius de Moraes cantando Além do Amor” em trecho do filme Vinicius de Miguel Faria Jr. “Se tu queres que eu não chore mais, diga ao tempo que não passe mais. Chora o tempo o mesmo pranto meu, ele e eu, tanto. Que só para não te entristecer, que fazer, canto. Canto para que te lembres quando eu me for...”

Chico Buarque de Hollanda "Medo de Amar"

-

Perfeição com Chico Buarque de Hollanda, ao violão cantando Medo de Amar” do mestre Vinicius de Moraes. Em trecho do belo filme Vinicius de Miguel Faria Jr.

"Eu Te Amo" com Chico Buarque de Hollanda, Antônio Carlos Jobim & Telma Costa

-

Perfeição com Chico Buarque de Hollanda, Antônio Carlos Jobim & Telma Costa, em uma apresentação arrepiante da música Eu Te Amo”, composição de Chico e Jobim, em imagens gravadas no início dos anos 80. “...Se entornaste a nossa sorte pelo chão. Se na bagunça do teu coração. Meu sangue errou de veia e se perdeu...” Sem palavras!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

João Gilberto "Eu Sei Que Vou Te Amar"

-

Perfeição com “Eu Sei Que Vou Te Amar” de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, na voz e no violão de João Gilberto. “...e cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar por toda a minha vida... ....a espera de viver ao lado teu por toda a minha vida...”

sábado, 4 de outubro de 2008

Zumba Cinco em 1966

-

Participação especial do Zumba Cinco interpretando “Moça do Biquíni Azul” de Mário Castro Neves e Vica Gifoni, em cena do filme “Rio, Verão e Amor”, comédia de Watson Macedo rodada em 1966. O Zumba Cinco era formado por Ernesto Ribeiro na guitarra e arranjos, Fernando Maxnuk no vibraphone, Ivan Boticelli no piano, Annibal Ribeiro no baixo e Antonio Carlos Leite na bateria.

Antônio Carlos Jobim & Gerry Mullingan 1960 "Samba de Uma Nota Só"

-

Imagens raras do início dos anos 60 com Antônio Carlos Jobim e Gerry Mulligan, em Nova York ensaiando “Samba de Uma Nota Só”, parceria de Jobim e Newton Mendonça. A imagem é clara, o jovem Jobim ensina o veterano do jazz, e este com dificuldade tenta entrar no groove... no final, o brasileiro ainda diz ao americano: “You got it!”...

Edu Lobo 1966 "Upa Neguinho"

-

Mais um segmento do show Folklore & Bossa Nova, na Alemanha em 1966. Desta vez Edu Lobo canta “Upa Neguinho” - sua parceria com Gianfrancesco Guarnieri - ao lado de Rubens Bassini e Jorge Arena na percussão, Sérgio Barroso no baixo, Dom Salvador no piano, Chico Batera na bateria e J. T. Meirelles na flauta.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nora Ney 1973 "Obra Prima"

-

Mais um vídeo postado pelo user videoraridade: desta vez a grande Nora Ney cantando “Obra Prima” um belo samba-canção de Lúcio Cardim e Norberto Pereira. As cenas foram gravadas pela TV Record nos anos 70, provavelmente no programa da divina Elizeth Cardoso, com o acompanhamento do Regional do Caçulinha. Uma beleza!

Carmen Miranda & O Bando da Lua em 1949, no Ed Wynn Show

-

Mais um segmento raro em imagens e som com o Bando da Lua [destacando a presença do Russo do Pandeiro, além claro, da voz e violão do Aloysio de Oliveira] acompanhando Carmen Miranda no Ed Wynn Show da TV CBS, nos Estados Unidos no ano de 1949. Carmen com sua simpatia podia soar até como o personagem Carlitos, brincando e fazendo caricatura de si mesma, que encava. Mas o segmento mostra bem mais do que isso. No final ela dispara: “Vou cantar uma agora em português e vocês não vão entender nadinha...” o sambão pega forte e ela mostra sua qualidade de artista e o porquê encantou tanto os brasileiros, os americanos e continua a encantar o mundo todo. Até hoje.

Carmen Miranda Censurada!

-

Cena deletada do filme “Sonhos de Estrela” - ou no original “Doll Face” - produção norte-americana dirigida por Lewis Seiler em 1946 para a Twenty Century-Fox. Carmen Miranda e o Bando da Lua cantam “True to The Navy”. Conta-se que a própria marinha americana pediu a retirada da cena do filme, achando inadequada a associação de militares com a sensualidade dos artistas brasileiros, logo após o final da segunda guerra. Uma pena... a música é boba, mas a cena é um barato. Para saber mais do episódio - e claro, também sobre a fantástica história da nossa “bombshell” - vale a leitura da biografia de Carmen Miranda escrita por Ruy Castro, lançada pela editora Cia. das Letras. Obrigado ao user DoniSacramento que postou estas imagens raras.

João Gilberto "Feitiço da Vila"

-

João Gilberto interpreta “Feitiço da Vila” parceria do mestre Noel Rosa, com o píanista Vadico, a cena faz parte de um especial da TV Cultura, gravado talvez nos anos 80. Perguntaram por que não havia mais vídeos dele no nosso blog, realmente precisamos preencher esta lacuna. Para tanto, trazemos então esta fantástica versão do clássico de Noel, na mansidão paradoxal... como só o Joãozinho sabe fazer...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dóris Monteiro 1955 "Céu Sem Luar"

-

Dóris Monteiro canta “Céu Sem Luar” composição de Henrique Simonetti, em cena do filme “A Carrocinha”, lançado em 1955, dirigido por Agostinho Martins Pereira e estrelado pelo comediante Mazzaropi. A trilha musical traz canções e arranjos orquestrais do maestro Henrique Simonetti, italiano de nascimento mas brasileiro de coração. No filme Dóris Monteiro, também bela atriz, é a protagonista ao lado do cão Duque - na cena com ela.