quinta-feira, 2 de setembro de 2010

nos cinemas: "Nosso Lar" com trilha de Philip Glass!


Nesta sexta-feira 03.09.2010 estréia nos cinemas de todo o Brasil o filme “Nosso Lar” adaptação de um livro psicografado por Chico Xavier. A história é boa e o trailer é muito bonito. A proposta é ousada e só poderia chegar às telas através de uma direção competente e com efeitos especiais idem. E pelo que se vê no trailer o filme promete muito. Lançado via 20th Century Fox, o filme teve pós-produção a cargo de uma empresa especializada em efeitos especiais canadense e a fotografia é do alemão Ueli Steiger que já trabalhou em alguns blockbusters norte-americanos.

A trilha sonora ficou a cargo de ninguém menos que Philip Glass, um dos mais importantes nomes na música contemporânea mundial, que além de ser um compositor magnífico, entende e muito de cinema. Segundo o diretor do longa, Wagner de Assis o compositor da premiada trilha do filme “The Hours” se apaixonou pela história que se passa além da vida em “Nosso Lar”. São 50 minutos de música composta especialmente para o filme, gravada pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Philip Glass já trabalhou com mestres como Godfrey Reggio e Martin Scorcese em clássicos como “Koyanisqatsi” e “Kundun”, respectivamente.

É... o cinema brasileiro parece que amadureceu e descobriu que pode contar histórias interessantes sem precisar repetir a fórmula já saturada e por si só reducionista, terceiro-mundista e convenhamos, infeliz de violência+favelas+polícia+tráfico+etc. Sem exploração do ser humano, sem tiros, palavrões e sangue também pode-se fazer filmes interessantes, e pode-se fazer bonito, com sensibilidade, beleza e poesia. Boa sorte ao filme!