terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Bossa-Filmes e 360°GrausRecords apresentam: Dr. Caligari em "Cinema Em Casa"

-

Bossa-Filmes foi convidado pelo produtor de hip-hop DJ Caique para a produzir o vídeo da música “Cinema Em Casa” lançada no disco “É o Terror” do Dr. Caligari [2008 - 360°GrausRecords, Creative Juices]. Como o argumento rendia uma homenagem ao cinema e seus realizadores, Thiago Mello compilou mais de uma centena de fragmentos de filmes e inseriu entre as imagens do Dr. Caligari. O resultado é esse.

Dr. Caligari: “Cinema em Casa” [produzido por DJ Caique] video de Thiago Mello, 2008 - 360°GrausRecords + Bossa-Filmes

Agradecimentos: Sérgio Leone, Akira Kurosawa, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Glauber Rocha, Georges Millier, Stephen Spilberg, Bruce Lee, Roman Polanski, Rob Reiner, George Lucas, Charles Chaplin, Ridley Scott, Jack Nicholson, Dario Argento, Peter Yates…

Wilson das Neves "...in Brasil it is called Samba"

-

Mais um pouco do filme “Brasilintime”, agora com Wilson das Neves, um dos maiores músicos da história da nossa música, destilando a bossa perfeita.

"Brasilintime: Batucada com Discos"

-

Trailer do filme “Brasilintime: Batucada com Discos” da Mochilla Filmes, as imagens falam por si, ao sobrepor o pandeiro a um toca discos, mostrando que não há fronteiras para o som, não há estilos que não possam se corresponder e nem diferentes gerações que não possam se enriquecer mutuamente, quando caem os preconceitos e as fórmulas. Entre os músicos participantes, monstros como Wilson das Neves, Paul Humphrey, Mamão e mestres dos dias atuais como DJ Nuts e Madlib.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Wilson das Neves canta "Último Desejo" de Noel Rosa

-

O grande mestre da percussão brasileira, Wilson das Neves canta “Último Desejo” de Noel Rosa em cena do filme “Noel, Poeta da Vila”, dirigido por Ricardo Van Steen em 2006. Baseado na excelente biografia escrita por João Máximo e Carlos Didier, o filme tem no elenco Rafael Raposo, em uma boa caracterização como Noel Rosa, Camila Pitanga no papel de Ceci e Flávio Bauraqui no papel de Ismael Silva, além de Wilson das Neves, Jonathan Haagensen no papel do sambista Cartola e Carol Bezerra como a cantora Araci de Almeida. Nas telas, a vida do Poeta da Vila Noel Rosa rendeu um belo filme, como vemos nesta bela cena.

Grande Otelo 1957 "Mágoa de Sambista"

-

Perfeição com Grande Otelo cantando “Mágoa de Sambista” belíssimo samba composto por Zé Keti para o filme “Rio Zona Norte” produção dirigida pelo mestre Nelson Pereira dos Santos, em 1957 com participação na cena de Jece Valadão e Paulo Goulart. Editado digitalmente e postado por nosso canal no youtube.com bossabrasileira.

Vicente Celestino 1946 "Porta Aberta"

-

O grande Vicente Celestino canta “Porta Aberta” de sua autoria, no filme “O Ébrio”, enorme sucesso do cinema nacional rodado em 1946 e dirigido por Gilda de Abreu, pioneira diretora do nosso cinema, na época esposa de Vicente Celestino.

Lupicínio Rodrigues e a história de "Nervos de Aço"

-

Momento mágico com o mestre Lupicínio Rodrigues cantando um trecho do seu grande sucesso “Nervos de Aço” e contando a história dessa música, em cena de um programa da TV Tupi, gravado nos anos 70.

Eliana Macedo 1955 "Primavera no Rio"

-

Eliana Macedo canta o belíssimo samba “Primavera no Rio”, clássico de João de Barro, o “Braguinha”, no filme “Sinfonia Carioca” dirigido em 1955, pelo tio da cantora/atriz, o diretor Watson Macedo. Postado pelo excelente user canalmemória, nossos agradecimentos.

Carminha Mascarenhas 1956 "Toada do Beijo"

-

Carminha Mascarenhas canta a “Toada do Beijo” de Raul Mascarenhas em uma cena da comédia musical “Quem Sabe, Sabe”, lançada em 1956 e dirigida por Luiz de Ramos.

Dóris Monteiro, Adoniran Barbosa & Mazzaropi 1955 "A Carrocinha"

-

Cena do filme “A Carrocinha”, lançado em 1955, dirigido por Agostinho Martins Pereira e estrelado pelo comediante Mazzaropi. A trilha musical traz canções e arranjos orquestrais do maestro Henrique Simonetti. Em cena além de Mazzaropi, estão atuando a grande cantora Dóris Monteiro e o sambista Adoniran Barbosa. Histórico.

Zé do Norte 1953 "Lua Bonita"

-

Canção “Lua Bonita”, interpretada por Zé do Norte, dele e de Zé Martins, em cena do filme “O Cangaceiro” dirigido por Lima Barreto em 1953. Clássico do cinema nacional o filme fez grande sucesso e levou dois prêmios no festival de Cannes daquele ano, o de melhor filme internacional na categoria “aventura” e um prêmio especial para a trilha sonora de Gabriel Migliori, além da indicação para o grande prêmio de melhor filme. Grande filme de um grande diretor, valorizado pelo texto escrito com colaboração de Raquel de Queiroz, e pelas atuações de Alberto Ruschel, Marisa Prado, Vanja Orico, Adoniran Barbosa, Milton Ribeiro entre outros.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Elizeth Cardoso com o maestro Radamés Gnattali 1975 "As Pastorinhas"

-

Perfeição com Elizeth Cardoso cantando “As Pastorinhas” marcha de Noel Rosa e João de Barro, o “Braguinha” com orquestra dirigida por Radamés Gnattali em um especial da TV Globo gravado em 1975.

Documentário Trio Irakitan - 4° Parte

-

Quarta parte do excelente documentário sobre o Trio Irakitan, gravado do Canal Brasil e postado pelo user duvaldorneles. Nosso imenso obrigado por compartilhar este material. O enfoque são os filmes em que participaram como cantores e atores - entre as cenas o trecho antológico do Edinho cantando e tocando harpa em uma teia de aranha - e outras histórias enfocando a carreira do Trio Irakitan.

Documentário Trio Irakitan - 3° Parte

-

Terceira parte do excelente documentário sobre o Trio Irakitan, gravado do Canal Brasil e postado pelo user duvaldorneles. Nosso imenso obrigado por compartilhar este material. Há histórias, músicas como “Agora É Cinza” de Bide e Marçal, e trechos de filmes percorrendo toda a carreira do Trio Irakitan.

Documentário Trio Irakitan - 2° Parte

-

Segunda parte do excelente documentário sobre o Trio Irakitan, gravado do Canal Brasil e postado pelo user duvaldorneles. Nosso imenso obrigado por compartilhar este material. Neste segmento há um trecho em que Gilvan Bezerril conta sobre sua admiração por Nat King Cole, com quem gravaram um disco, além de muitas outras histórias, músicas e trechos de vídeos percorrendo toda a carreira do Trio Irakitan.

Documentário Trio Irakitan - 1° Parte

-

Primeira parte do excelente documentário sobre o Trio Irakitan, gravado do Canal Brasil e postado pelo user duvaldorneles. Nosso imenso obrigado por compartilhar este material. Há depoimentos do integrante original Gilvan Bezerril e de Ricardo Cravo Albim, além de muitas histórias, músicas e trechos de vídeos percorrendo toda a carreira do trio.

Emilinha Borba & Lourdinha Bittencourt 1949 "Quando Penso na Bahia"

-

Trecho do filme “Poeira de Estrelas” dirigido por Moacyr Fenelon, em 1949. No segmento Emilinha Borba e Lourdinha Bittencourt cantam “Quando Eu Penso na Bahia” samba dos mestres Ary Barroso e Luiz Peixoto. No final ainda há a participação do ator Duarte de Moraes. Obrigado novamente ao user canalmemória.

Dalva de Oliveira 1952 "Estrela do Mar"

-

Também do user canalmemória, este fragmento do filme “Tudo Azul” de Moacyr Fenelon, produzido em 1952, com a grande Dalva de Oliveira cantando “Estrela do Mar”, marcha clássica dos mestres Marino Pinto e Paulo Soledade. Perfeição!

Nora Ney & Jorge Goulart 1973 "Quando Eu Me Chamar Saudade"

-

Perfeição, de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito “Quando Eu Me Chamar Saudade”, lindo samba na voz dos bambas Nora Ney e Jorge Goulart, casal que fez história em nossa música popular, em trecho do programa Sambão, exibido pela TV Record em 1973. Obrigado ao excelente user canalmemória por este e outros videos postados.

Ismael Silva e o Samba!

-

O programa Arquivo N da Globo News resgatou este depoimento de Ismael Silva, no programa Brasil Especial de 1977, com direção de Fernando Faro. Ismael conta com propriedade sobre um momento de transição do samba e sobre a formação das primeiras “Escolas de Samba”, chamando para si, a criação do termo. Depois Roberto Ribeiro canta um trecho de um clássico de Ismael Silva: “Nem É Bom Falar”. Há também no início do segmento, um trecho do primeiro samba gravado, “Pelo Telefone” de Donga e Mauro de Almeida; e no final outro de “Se Você Jurar” de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves. Obrigado ao user calulinho por postar este video.