domingo, 16 de março de 2008

Agostinho dos Santos 1957 "Maria Xangai"

-

Agostinho dos Santos se eternizou pelas melodias românticas e densas dos muitos sambas-canção que gravou, fato que não o impediu de atuar também em outras frentes. Cantou bossa nova, samba, jazz, marchinhas de carnaval, boleros e até rock and roll. Como grande artista, dominava naturalmente qualquer forma musical. Sua voz tornou-se mundialmente famosa interpretando "Manhã de Carnaval" composta por Antônio Maria e Luiz Bonfá para o filme Orfeu Negro de Marcel Camus, Palma de Ouro em Cannes em 1959 e Oscar de Melhor Filme em 1960.

Agostinho dos Santos também atuou em diversos filmes, com sua voz marcante e notável elegância, vestido muitas vezes em trajes de gala como diziam na época. Aqui no entanto, ele aparece como sambista em um botequim despojado. O filme É de Chuá de 1957, foi uma produção da Cinedistri com direção de Victor Lima. Agostinho dança com Renata Fronzi e canta a marchinha "Maria Xangai", composição dividida por Ibrahim Sued, Alcir Pires Vermelho e Mário Jardim. Da cena ainda participam os atores Renato Restier e Duarte de Moraes. O par central vive um casal de trambiqueiros tentando armar golpes para se dar bem, temática comum nestas comédias musicais. Enquanto Agostinho canta, o casal vai se estranhando, Juca Moleza [Restier] num acesso de ciúmes chega a empurrar Maria Xangai [Fronzi], que depois vinga-se numa tirada genial. Esses ingredientes, mais a presença de Agostinho dos Santos fazem deste fragmento, mais um belo presente.

3 comentários:

Anônimo disse...

bossanovadreamer disse...
Fantastico !! Very nice to see A. dos Santos on video- Thiago great your work on rare brazilian music videos- keep on....

Thanks a lot

03 Dezembro, 2006 22:10

Thiago Mello disse...

Thank you Bossanovadreamer.

01 Agosto, 2007 04:15

ESTUDIO FASE disse...

para os fãs de Agostinho dos Santos http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=5435