sexta-feira, 30 de maio de 2008

Maysa 1960 "Manhã de Carnaval"

-

É uma satisfação postarmos mais um vídeo da Maysa. O segundo fragmento de sua apresentação na TV japonesa, em 1960. A música é “Manhã de Carnaval” de Antônio Maria e Luiz Bonfá. Mesmo contrariada pela sonoridade dos playbacks japoneses, Maysa se entrega à canção. São minutos preciosos de sua imagem em close, cantando. As mesmas, voz e imagens, que semanalmente visitavam os lares brasileiros, em horário nobre, para a audição de música de primeira qualidade, no final dos anos 50 e início dos 60.

Um comentário:

Thiago Mello disse...

Bernardo disse...
Muito interessante o vídeo, uma raridade! Mas o que mais me chamou a atenção foi a letra, que difere consideravelmente da versão de "Manhã de carnaval" gravada por Agostinho dos Santos e, posterormente, por João Gilberto. Teriam as duas versões sido escritas por Antonio Maria?

06 Julho, 2007 18:44
thiago mello disse...
É verdade, Bernardo, bem lembrado. Sabe-se que “Manhã de Carnaval” foi composta por Luiz Bonfá e Antonio Maria para o filme “Orfeu do Carnaval” de 1959. A primeira gravação é mesmo a do Agostinho dos Santos, seguida pela de João Gilberto. A de Maysa veio em seguida também, em 78 rpm e no disco Maysa é Maysa... é Maysa, é Maysa! [1959 RGE XRLP 5068]. Há ainda uma outra versão de lançada por Pery Ribeiro no mesmo ano, com letra diferente também. Intui-se que os autores da música tenham feito diferentes estrofes para momentos diferentes do filme, sendo que apenas uma delas foi efetivamente usada. O que se sabe com certeza é que as versões cantadas por Maysa e Agostinho dos Santos [e todas as demais que se basearam nesta] foram sim, escritas por Luiz Bonfá e Antônio Maria.

Manhã de Carnaval
[Luiz Bonfá, Antônio Maria]
Com Maysa

Manhã, tão bonita manhã
De um dia feliz que chegou
O sol no céu no surgiu
E em cada cor brilhou
Voltou o sonho então ao coração

Depois desse dia feliz
Não sei se outro dia haverá
É nossa manhã
Tão bela afinal
Manhã de carnaval

Canta o meu coração, alegria voltou
Tão feliz, a manhã desse amor.

Manhã de Carnaval
[Luiz Bonfá, Antônio Maria]
Com Agostinho dos Santos

Manhã tão bonita manhã
Na vida uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos
Pois há de haver um dia
Em que virás

Das cordas, do meu violão
Que só teu amor procurou
Vem uma voz, falar dos beijos
Perdidos nos lábios teus.

Canta o meu coração, alegria voltou
Tão feliz, a manhã deste amor.

Obrigado Bernardo pela participação. Um abraço.

08 Julho, 2007 17:24