sexta-feira, 30 de maio de 2008

"...ser brasileiro é uma felicidade!" Orlando Silva

-

O Cantor das Multidões é um documentário produzido pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no final dos anos 1960. Produzido por Osvaldo Caldeira, o filme passeia em preto e branco com delicadeza, por um Rio de Janeiro de outros tempos, para contar a história emocionante de Orlando Silva, o “Cantor das Multidões”.

Mais do que documento histórico, o filme é uma obra de arte, retrato imperdível de uma época única em nossa música, além de uma aula de cinema. Poucos são os momentos em que a memória musical é filmada com tanta singularidade e singeleza. Há participações de Bororó, Bibi Ferreira e outros. A idéia de produzir o documentário a partir de um programa de televisão sobre Orlando Silva, sem parecer óbvio ou piegas, foi de grande felicidade. Um exemplo, sem dúvida. Belíssimas são as canções e a interpretação, o que explica o título do filme e o apelido do cantor.

O vídeo foi postado em três partes, e foi gravado de uma exibição no Canal Brasil. Nossos imensos agradecimentos ao user betobrito, que os postou.

-

-


2 comentários:

Thiago Mello disse...

Domingos Junior disse...
Muito bom! A narração é do Arnaldo Jabor. Aliás, esse "O cantor das multidões" se parece muito com o "Opinião pública": registros dos bastidores da TV misturados com depoimentos e cenas do cotidiano.
O encerramento do programa, com Orlando cantando ao lado de Ciro Monteiro e Odete Amaral, é sensacional.

25 Junho, 2007 20:26
thiago mello disse...
Domingos, que legal voce ter reconhecido a voz do Jabor, eu não tinha certeza. A Odete também não havia reconhecido, obrigado pela informação. Esse video é um tesouro mesmo, é impossivel não se emocionar. E que figura foi o Orlando. Um abração.

26 Junho, 2007 00:17
Manoela Sawitzki disse...
Olá Thiago, estava navegando pelo youtube em busca de bossas e sambas antigos pra uma matéria que tou escrevendo e percebi que muitas preciosidades ali tinham vc em comum!
E foi assim que cheguei no teu blog e encontrei outras tantas coisas preciosas...
Fiquei com vontade de agradecer...
Um abraço,
Manoela

22 Março, 2008 14:22

Thiago Mello disse...

Manoela, muito obrigado, fico feliz em poder ajudar. Um grande abraço!