sábado, 28 de junho de 2008

Zhao Jing & Yasuji Ohagi "Ária da Bachiana Brasileira n.5"

-

Clássico universal, a "Ária da Bachiana Brasileira n. 5" é um dos raros exemplos de música erudita que transcendeu o espaço das partituras para se tornar melodia reconhecida por todo o globo. Compositores brasileiros terão sempre sua parcela na produção destes clássicos eternos, o grande maestro Heitor Villa-Lobos tem como sua obra mais conhecia esta "Ária" considerada por muitos, como uma das criações musicais mais belas que a humanidade já concebeu.

Escrita para conjunto de câmara e voz, temos aqui uma redução para cello e violão, executada de forma brilhante pelo duo japonês Zhao Jing & Yasuji Ohagi. Com grande sensibilidade e perfeita técnica o duo conseguiu registrar algo surpreendente, notem a bossa que Yasuji Ohagi coloca no violão. Há um eco de sertão, do dedilhado leve do choro... Extamente no espírito original da obra compositor Villa, talvez muito mais brasileiro do que radicalmente erudito. Já ouvi esta mesma peça tocada de forma mais "clássica" por violonistas brasileiros respeitados, sem chegar nem perto do espírito de brasilidade que o duo japonês imprimiu. Fica aqui a lição de violão brasileiro pelo grande Yasuji Ohagi... O maestro Villa-Lobos aplaudiu de pé!

4 comentários:

Rafael Kafka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Kafka disse...

Parabéns Thiago, seu blog é um tesouro, o google reader me sugeriu e assinei, o vídeo com o Adoniran é um tesouro sem limites!

Parabéns!Muito Obrigado!

jpaiva disse...

Caro Thiago,

Esse é um lembrete. :-)

Gostaria de usar seu blog como um estudo de caso para a minha dissertação de mestrado na Universidade de Lugano na Suíça. Se você estiver interessada, por favor me envie um e-mail que entrarei em contato com mais detalhes.

Muito obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho,
jp

thiago mello disse...

Rafael Kafka, um grande abraço e obrigado pelos elogios, volte sempre!!

JPaiva, meu email é thiagofmello@hotmail.com fique a vontade, um abraço.