segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ernesto Nazareth em "Blame it on the Samba"

-

“Blame it on the Samba” [ou “A Culpa é do Samba”] foi uma adaptação musical feita por Ray Gilbert para “Apanhei-te Cavaquinho”, clássico de Ernesto Nazareth, para um quadro no filme “Tempo de Melodia” [“Melody Time”], dirigido por Clyde Geronimi & Wilfred Jackson, no ano de 1948 para a Walt Disney. O filme mistura animação e personagens reais, aqui a organista Ethel Smith aparece fantasiada de baiana [háviamos postado aqui como sendo Aurora Miranda, nos desculpem o equívoco] - a cena em que ela se mistura ao desenho animado é no mínimo lisérgica - enquanto ouvimos o coro das Dinning Sisters cantando a letra criada por Gilbert. Os personagens Zé Carioca, Pato Donald e o agitado Aracuã, completam a ação. Clássico.

2 comentários:

Daniella Thompson disse...

Thiago,

Aurora Miranda não aparece em "Blame It on the Samba". A organista é a própria Ethel Smith, que nunca foi cantora de jazz.

Publiquei uma história bastante completa deste filme em 2004:
A culpa é do Walt: Como Ernesto Nazareth foi parar num desenho animado do Pato Donald.
http://daniellathompson.com/Texts/Investigations/Disney_e_Nazareth.htm

Thiago Mello disse...

Querida Daniella,

Infelizmente, não sou mesmo um expert em música americana...... Confundi Ethel Smith, com a querida Ethel Waters, grande cantora negra de jazz. Muito obrigado pela delicadeza e pela correção.