sexta-feira, 30 de maio de 2008

raridades do grande Agostinho dos Santos

-

Momentos históricos do grande Agostinho dos Santos em imagens, com destaque para a belíssima interpretação de "Estrada do Sol" parceria de Dolores Duran com Antônio Carlos Jobim, registrada pela TV Record nos anos 60. Agostinho ainda canta um belo dueto com Johnny Mathis na TV Tupi e também canta "Meu Benzinho" em imagens de 1970. Todos videos postados pelo user videoraridade, nosso muito obrigado!

-

-

Astrud Gilberto & Stan Getz 1967 "Girl From Ipanema"

-

Astrud Gilberto gravou uma das melhores versões do clássico "Garota de Ipanema" de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, e também participou desta cena ao lado de Stan Getz para o filme How to Marry College Girl de 1967.

Astrud em Italiano

-

Astrud Gilberto em cena histórica, provavelmente de 1968, cantando "Samba de Verão" dos irmãos Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, com letra em italiano, para uma emissora de TV daquele país.

o violão mágico de Luiz Bonfá

-

Luiz Bonfá pertence ao grupo de músicos que mudou a história da música brasileira, sendo também um dos responsáveis por fazer o mundo se apaixonar por ela. De mestre nas cordas de seu instrumento, a compositor de primeira qualidade, Luiz Bonfá deixou um legado inestimável, um universo a ser descoberto por todo apaixonado pela nossa música. É um prazer apresentarmos aqui dois fragmentos sensacionais em imagens e som, com Luiz Bonfá no programa do cantor e apresentador de TV Perry Como, nos Estados Unidos bem no início dos anos 60. Luiz toca magistralmente “Samborelo” e “Tenderly” como solista, e em seguida o cantor americano o acompanha em uma versão em inglês de “Manhã de Carnaval”. Nosso muito obrigado ao user HansVonz, que postou estes vídeos.

-

Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo "Cavaquinho"


Maria Helena Toledo foi esposa de Luiz Bonfá, e também cantora de voz muito gostosa. Iniciou jovem no rádio de Minas Gerais, no duo Irmãs Toledo, ao lado da irmã Rosana Toledo, que depois também teve bela carreira de cantora. Maria Helena entretanto, gravou pouco, apenas dois discos registrados nos Estados Unidos ao lado do marido ao violão.

Este fragmento em vídeo, mostra o casal em uma entrevista no Brasil, gravada provavelmente em 1966. Eles tocam “Cavaquinho”, que está no fantástico disco Brasiliana, em um momento especial e raro.

"...ser brasileiro é uma felicidade!" Orlando Silva

-

O Cantor das Multidões é um documentário produzido pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no final dos anos 1960. Produzido por Osvaldo Caldeira, o filme passeia em preto e branco com delicadeza, por um Rio de Janeiro de outros tempos, para contar a história emocionante de Orlando Silva, o “Cantor das Multidões”.

Mais do que documento histórico, o filme é uma obra de arte, retrato imperdível de uma época única em nossa música, além de uma aula de cinema. Poucos são os momentos em que a memória musical é filmada com tanta singularidade e singeleza. Há participações de Bororó, Bibi Ferreira e outros. A idéia de produzir o documentário a partir de um programa de televisão sobre Orlando Silva, sem parecer óbvio ou piegas, foi de grande felicidade. Um exemplo, sem dúvida. Belíssimas são as canções e a interpretação, o que explica o título do filme e o apelido do cantor.

O vídeo foi postado em três partes, e foi gravado de uma exibição no Canal Brasil. Nossos imensos agradecimentos ao user betobrito, que os postou.

-

-


"A Internacional" Leny Eversong

-


O site youtube.com já é a maior videoteca pública do mundo, e todo o seu conteúdo está disponível a apenas um click. Encontramos a diva Leny Eversong em imagens gravadas em 1957 de suas apresentações na TV norte-americana, no programa do tradicional Ed Sullivan.

“El Cubanchero” e “Jezebel” são apresentadas no début da cantora em telas naquele país. Em ambas as cenas, Leny está linda e é bastante aplaudida. Passados 50 anos, o público brasileiro tem a oportunidade de ver a sua Leny Eversong, “A Internacional”, brilhando novamente.

-


Maysa 1960 "Manhã de Carnaval"

-

É uma satisfação postarmos mais um vídeo da Maysa. O segundo fragmento de sua apresentação na TV japonesa, em 1960. A música é “Manhã de Carnaval” de Antônio Maria e Luiz Bonfá. Mesmo contrariada pela sonoridade dos playbacks japoneses, Maysa se entrega à canção. São minutos preciosos de sua imagem em close, cantando. As mesmas, voz e imagens, que semanalmente visitavam os lares brasileiros, em horário nobre, para a audição de música de primeira qualidade, no final dos anos 50 e início dos 60.

Maysa 1960 "Meu Mundo Caiu"

-

Mais um vídeo da Maysa digitalizado para o bossa-filmes. Desta vez é o fragmento de "Meu Mundo Caiu", letra e música de sua autoria, gravado no Japão em 1960, durante uma apresentação em uma emissora de TV. A gravação é antológica, registro único e bastante similar aos programas que Maysa fazia na TV brasileira ao final dos anos 50 e início dos 60. Maysa só não entende o playback gravado no Japão. Sem conseguir atingir a sutileza do ritmo do samba-canção brasileiro, os japoneses gravaram "Meu Mundo Caiu" como um bolero ou um tango. Em outro momento ela parece pedir em vão, estalando os dedos, que a câmera fechasse o close em seu rosto. Resultado: olhar perdido de Maysa e o momento histórico da primeira artista brasileira a se apresentar na ilha japonesa.

Viva Maysa!


-

Se viva, Maysa estaria completando hoje, dia 06 de Junho de 2007, 71 anos de idade. Este vídeo foi produzido em 1974, e é parte de um especial exibido pela TVE e dirigido por Liana da Rocha, que captou Maysa de forma extremamente delicada, na praia de Maricá, onde a cantora morou. A música é “Chuvas de Verão” de Fernando Lobo, que havia sido lançada em 1970 no disco Ando Só, Numa Multidão de Amores [Philips R765.116L]. Viva Maysa!

*original do bossa-brasileira, postado em 06.06.07

Rosinha de Valença 1966 "Consolação" e "Acalanto"

-
Apresentação incrível de Rosinha de Valença no show Folklore & Bossa Nova, na Alemanha em 1966, tocando "Consolação" de Baden Powell e Vinicius de Moraes, acompanhada de J. T. Meirelles na flauta, Rubens Bassini no tamborim, Chico Batera na bateria, Sérgio Barroso no baixo e Dom Salvador no piano. Solo ao violão, ela interpreta "Acalanto" de Dorival Caymmi. Novamente obrigado ao user vivabossa, por postar este material.

Sylvia Telles Ao Vivo



-

Silvinha Telles cantando na Europa em 2 vídeos postados no youtube pelo user vivabossa. A apresentação ocorreu na Alemanha em 1966, no show Folklore & Bossa Nova e foi registrada pela TV. Os músicos são: Rosinha de Valença no violão, J. T. Meirelles na flauta, Rubens Bassini no tamborim, Chico Batera na bateria, Sérgio Barroso no baixo, Dom Salvador no piano e Jorge Arena na percussão. As músicas são: "Samba de Uma Nota Só" de Antônio Carlos Jobim & Newton Mendonça e "Samba Torto" de Antônio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira.

Maysa 1975 "Não Sei"

-

Maysa canta "Não Sei" versão de Aloysio de Oliveira para o clássico "No Other Love" de Bob Russel e Paul Weston, lançada em seu último LP chamado apenas Maysa, de 1974.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Maysa, sempre Maysa...

-

Mais um vídeo com Maysa, agora a fantástica apresentação de "Tema de Simone", com letra e música da própria Maysa, gravada para um especial da TV Bandeirantes em 1975. Nossos agradecimentos a quem postou.